segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Papo Confuso em: A Serious Man


- Mimetismo.
- Sei.
- É aquele negócio que os bichos fazem, se disfarçando de outros bichos para escapar dos predadores.
- Eu sei o que é mimetismo. Que que tem?
- Tem aquela mariposa com cara de coruja nas asas.
- Tem aquele sapo pedra.
- Tem aquela borboleta folha.
- Tem aquele polvo areia.
- Tem bicho-pau!
- Sei, mas o que que tem?
- Tem que eu acho uma idiotice se disfarçar de folha. Tem que ter um cérebro de borboleta pra achar que isso é uma boa ideia.
- Cara, é uma questão de sobrevivência, não uma festa a fantasia.
- Então, mas aí você se salva dos predadores de borboleta e acaba comido por uma lagarta.
- Isso vale como canibalismo? Ou fratricídio?
- Não sei, acho que em alguns estados vale até como incesto.
- Sou mais o sapo pedra.
- Aí você vai ser uma pedra pulando esmagada por uma manada de elefantes.
- Na boa, véi, você tá pensando tudo ao contrário.
- Eu sempre penso tudo ao contrário.
- A própria existência da espécie prova que a estratégia é vencedora.
- Virou palestrante motivacional?
- O sapo que não era pedra gerou vários sapinhos, alguns mais parecidos com pedra do que outros, esses sobreviveram mais e geraram mais sapinhos, alguns mais pedra outros menos. Os mais pedra sobreviveram mais. Adaptação!
- Parece uma praga bíblica.
- É Evolução.
- E tudo na base da cagada?
- Tudo na base da cagada. Todos os vencedores e todas as batatas são, no final das contas, na base da cagada.
- Sei não...
- Você é um vencedor! Imagina quantas gerações de mulheres tiveram que não estar com dor de cabeça para você poder nascer.
- E você é uma besta. Só o fato da tua mãe ter dado pro teu pai já é um milagre.
- Ela diria que foi uma grande cagada...
- Imagina se a mariposa cara de coruja dá de cara com uma coruja de verdade no cio.
- Putz, se eu fosse uma coruja no cio comia a mariposa cara de coruja só de raiva.
- Diz que foi o que o Ronaldo fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário